Banda brasiliense BASE comemora 20 anos com novo álbum
"Um Novo Recomeço": esse é o sintomático título do novo trabalho da banda brasiliense Base - Paul Hodel (voz), Ian Bemolator (guitarra), Leonardo Krieger (baixo) e Fábio Krieger (bateria) -, gravado no Refinaria Estúdio, em Brasília, com produção musical de Guilherme Negrão, e já disponível em diversas plataformas digitais.
Com oito faixas acústicas e as participações especiais de Pablo Fagundes (gaita), Tom Suassuna (violino) e Paulo Chaves (backing vocals), o álbum celebra os 20 anos do quarteto, formado em 2003 com o nome de Janice Doll.
A inspiração para as músicas vem do rock nacional, de nomes como Legião Urbana, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii e Plebe Rude. "Como seria o rock dos anos 1980 se uma banda estivesse gravando agora, com os recursos tecnológicos, a qualidade dos microfones, mídias sociais?", indaga Paul Hodel.
A partir desses questionamentos, a Base foi atrás de uma sonoridade mais limpa e polida, que pudesse "quebrar uma possível barreira do rock na atualidade, talvez voltando às origens", completa o vocalista e principal compositor. O resultado é que a sonoridade adquire novos tons, com a adição de instrumentos como gaita e violino, e o brilho dos violões, em letras reflexivas sobre o cenário brasileiro contaminado por uma realidade político-social excludente e hostil.
A gravação foi feita à distância, já que Paul Hodel mora há 10 anos em Londres e os demais integrantes na capital federal. Três faixas - "Enquanto", "Herói" e "A Vida é um Jogo" -, lançadas originalmente no EP "A Vida é um Jogo", de 2017, foram retrabalhadas para "Um Novo Recomeço". As cinco inéditas seguem a mesma linha em termos de estilo, consolidando um trabalho de composição com identidade bem definida - leia o "Faixa a Faixa" no final.
A capa minimalista é um belíssimo trabalho do artista espanhol Fran Nino e sintetiza o espírito da fase nova: um perfil feminino delicado que parece brotar do chão se ergue, queixo levantado e olhos no infinito, com a força e o carisma necessários para a concretização de um recomeço real. "Vencer não é alcançar objetivos, mas viver o percurso, por mais tortuoso que se apresente. Como num bom filme que se vê pela primeira vez, onde a surpresa é um elemento dominante", filosofa Paul Hodel, que estará em Brasília entre julho e agosto próximos para os trabalhos de divulgação do novo álbum.
SOBRE A BANDA
A Base foi criada oficialmente em 2017, mas os integrantes são velhos conhecidos do público brasiliense. Paul Hodel e os irmãos Léo e Fábio Krieger gravaram dois álbuns em inglês ("Silent Seasons", de 2007, e "Leave the Future Behind", de 2008) com a banda Janice Doll, criada em 2003.
Em 2008 eles foram para a Inglaterra, mas não puderam ficar no país. Barrados pela imigração, voltaram ao Brasil na companhia do lendário produtor britânico Stuart Epps (que já trabalhou com Elton John, Oasis e Led Zeppelin, entre outros) para gravar "Leave the Future Behind" no estúdio brasiliense Daybreak, de Philipe Seabra, vocalista da Plebe Rude. Tocaram em festivais importantes como "Rolla Pedra" e "Porão do Rock", mas os contratempos impediram que a Janice Doll tivesse vida longa. O último show foi em 2012.
Em 2013, Paul Hodel, que tem cidadania francesa, foi para os Estados Unidos e, em seguida, para a Inglaterra. Três anos depois, ele conheceu o guitarrista Ian Bemolator, que também havia saído de Brasília e se casado com uma polonesa. Em junho de 2017 a dupla voltou ao Brasil e se juntou aos irmãos Krieger para a gravação do EP "A Vida é um Jogo", com cinco faixas em português, gravadas no estúdio Blue Records, e adotaram a nova alcunha: Base.
Além do disco, o encontro resultou na gravação de dois videoclipes: "A Vida é um Jogo" e "Herói", que contaram com os apoios do hotel Meliá Brasil 21 e da Terracap, órgão do governo do Distrito Federal. "A ironia do destino foi passar oito anos de banda cantando em inglês tentando ir pra fora. Agora morando na Inglaterra e cantando em português eu me vejo querendo voltar para minha querida cidade natal. Brasília é linda e serve de inspiração", finaliza Paul Hodel.


Escreva um comentário